sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Escapismo


" sm. (escap(ar)+ismo) Psicologia - Ato ou tendência de escapar, esquivar-se, fugir de qualquer coisa que seja, ou pareça ser, penosa, áspera, causadora de sofrimento. "
Estou a fim de falar sobre escapismo hoje (não sei porque, sério), e de como ele influencia totalmente a nossa vida. Hoje em dia, não conseguimos viver nossa vida simplesmente por viver, precisamos nos ocupar com algo para fazermos parte do mundo (trabalhar, por exemplo), da realidade. Muitas vezes essa realidade que criamos nos faz sofrer (que coisa louca, não? Em teoria, se nós criamos algo somos capazes de controlá-lo). Só que não passamos de escravos de nós mesmos, numa luta eterna contra o tempo, defendendo os nossos interesses, e quando nos damos conta, já é tarde demais.
Acabamos vivendo duas vidas: a primeira é a nossa vida normal, trabalho, escola, etc.; a segunda é uma tentativa (muitas vezes frustrada) de escapar da primeira, a partir daí surgem os nossos vícios - como o alcoolismo e o tabagismo - as nossas obsessões - como trabalhar compulsivamente, cleptomania - enfim, existem n maneiras de fugir da realidade.
O escapismo é tudo aquilo que nos proporciona essa fuga, mesmo que momentânea, dessa nossa "realidade". Muitas vezes somos fracos demais para compreender a verdade, e acabamos mentindo para nós mesmos, criando ilusões particulares.
" Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu eu e as suas circunstâncias. " (Paulo Freire)
Afinal, nossa tentativa de fugir da realidade acaba virando a nossa vida, e a nossa vida acaba virando algo que tentamos ao máximo evitar.


A pergunta que eu quero deixar é a seguinte: Será que é melhor viver enganado, ou conhecer uma dura realidade que nos fará crescer?


Como disse Sypher(matrix), a ignorância é uma benção e nós seres humanos comuns e falhos, tendemos para o lado da ignorância, para o lado de vivermos uma vida de fantasias, baseada em novelas e Big Brothers, como dizia Niestch, a religião é o ópio do povo, mas hoje em dia o nosso ópio é a televisão, o futebol, e nossas ideologias baratas que não nos acrescentam em nada.

Boa noite e tenham um ótimo final de semana!
Valeu mano betinho pela conclusão, depois te mando um energy pack!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. as vezes não queremos acordar para a realidade, e cramos muitas mas muitas ilusões ... de verdade as vezes prefiro acreditar naquilo que é menira, do que naquilo que é verdade, pois a mentira, nos faz sonhar, e a verdade nos só nos machucam ...
    um beijo da katoooo !

    ResponderExcluir
  3. o que seria de mim sem as minhas ideologias baratas?
    pára!
    eu seriia mais depressiva do que sou quando consigo atingir alguns pontos da minha vivencia.

    minhas ideologias baratas ja me ajudaram de alguma forma, se não ... não seria tão apegada a elas.
    Posso não ter entendido a mensagem do post
    mas eu queria comentar a minha primeira opnião que é a que vale sempre!
    Beeeeijos ;*

    ResponderExcluir